quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Habilidades Sociais ANTES das Habilidades Acadêmicas

Habilidades Sociais ANTES das Habilidades Acadêmicas (The Son-Rise Program®)
Por Raun K. Kaufman
Tradução da Sandra Santos Tadini

 Existe uma obsessão nacional de ensinar crianças com autismo ou qualquer tipo de transtorno do espectro do autismo de e...nsinar habilidades acadêmicas.
Não importa quão impressionante e diligentemente você trabalhe habilidades acadêmicas com seu filho, isso não vai ensiná-lo a ser mais sociável,
Não vai ensiná-lo a fazer amigos , a rir de uma piada, dar um abraço, ou amar alguém ou dizer Eu Te Amo,
Ou realmente se preocupar com as pessoas, ou interagir espontaneamente com as pessoas a sua volta.
É muito mais crucial priorizar as habilidades sociais do que as acadêmicas.
Isso não significa, de jeito nenhum que vamos esquecer, abandonar para sempre a parte acadêmica.
Mas antes de você realmente colocar sua energia nisso, nós queremos ajudar a nossa criança a ser mais sociável, porque o autismo não é matemática ou leitura,
O autismo é uma desordem relacional,
Desordem na qual nossas crianças ou adultos com autismo tem dificuldades de criar conexões e relacionamentos com outras pessoas entre outras coisas,
O que acontece é que por exemplo, uma parte do cérebro , eu diria um músculo, um músculo de uma parte do cérebro é fraco, perdeu a força.
Isso não significa que ele será fraco para sempre;
Significa que ele precisa de muita ajuda nessa área e nós temos que ajudá-lo.

No curso introdutório Start-Up Son Rise nós focamos Os Quatro Fundamentos Sociais do Modelo de Desenvolvimento.

Primeiro , CONTATO VISUAL E COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL: gestos e várias maneiras de comunicação não-verbal.
O fundamento número 2: COMUNICAÇÃO VERBAL,
O fundamento número 3: ATENÇÃO COMPARTILHADA, o quanto a sua criança ou adulto se envolve com outra pessoa antes que ele/ela se desconecte ou faça alguma coisa diferente que atraia sua atenção
E por último FLEXIBILIDADE, são esses QUATRO FUNDAMENTOS que são os mais esquecidos de se ensinar.
Tenta se ajudar a criança a compensar seu autismo , mas vamos então ajudá-la a SUPERAR os desafios que elas tem ao invés de compensar as dificuldades que elas têm.

Isso é muito importante!

Isso não significa que ela vai superar seus déficits sociais, mas nós nunca saberemos se elas vão superar ou não se não gastarmos nossa energia nisso.
Uma vez que focamos nestas áreas, eu penso realmente que você ficará surpreso do que a sua criança pode crescer nestas áreas.
Nós temos que priorizar as habilidades sociais ANTES das habilidades acadêmicas.

Assista ao vídeo original da tradução acima:
http://www.youtube.com/watch?v=MP6vS9HMQVo&feature=youtu.be
 
 

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