terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mistérios do Autismo - Documentário do DHH


Autismo - definições

Há cerca de 20 anos surgiu a primeira associação para o autismo no Brasil. Até então, a síndrome era conhecida por poucos profissionais da área de saúde e, alguns pais que haviam sido supreendidos com o diagnóstico. De acordo com a Autism Society of American (ASA), o Autismo é uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. Acomete cerca de 20 em cada 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino que no feminino. É encontrado em todo mundo, em famílias de qualquer configuração racial, étnica e social. Não se conseguiu provar qualquer causa psicológica no meio ambiente dessas crianças que possa causar a doença. Segundo a ASA, os sintomas são causados por disfunções físicas do cérebro.
Normalmente o diagnóstico é feito antes do três anos de idade a partir da observação de problemas como:

Comprometimento na interação social;
Comprometimento na comunicação verbal e não-verbal e no brinquedo cognitivo;
Comportamento e interesses restritos e repetitivos.

À medida que vão crescendo, chama a atenção o fato de parecerem não escutar os comandos dados, haver uma ausência de medos reais, uma aparente insensibilidade à dor, uma forma diferente de andar (na ponta dos pés) e a presença de gestos estranhos nos quais buscam conforto, como balançar o tronco, por exemplo. Episódeos de autoagressão podem acontecer. Os autistas também podem apresentar hipersensibilidade a determinados sons e repetir imediata ou tardiamente frases e sons ouvidos.
O preconceito ainda é muito grande, por isso associações como a Mão Amiga (Associação de pais e amigos de pessoas autistas) buscam incluir esse indivíduo na sociedade, especialmente os de família de baixa renda. O programa “Son-Rise” feito pelo “Inspirados pelo Autismo” tem como objetivo facilitar o desenvolvimento da comunicação verbal de crianças e adultos com autismo e dificuldades de comunicação. O programa apresenta uma abordagem altamente inovadora e dinâmica com workshops que oferecem aos pais e profissionais as informações e técnicas necessárias para começar a implementar o “Son-Rise” em suas casas ou clínicas.