sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Livro: "O Cérebro que se transforma"

Ciências Home > Ciências > O cérebro que se transforma: Como a neurociência pode curar as pessoas
O cérebro que se transforma: Como a neurociência pode curar as pessoas
Autor: Norman Doidge
Título Original: The brain that changes itself
Tradutor: Ryta Vinagre
EAN: 9788501083852
secured payday loans
Gênero: Ciências
Páginas: 420
Formato: 16x23
Editora: Record
Preço: R$ 59,90
   
O cérebro se modifica. Ele é um órgão plástico, vivo e pode de fato transformar as suas próprias estruturas e funções, mesmo em idades avançadas. A neuroplasticidade — uma das descobertas mais revolucionárias desde que os cientistas desvendaram os primeiros esboços da anatomia básica do cérebro — promete derrubar a noção ultrapassada de que o cérebro adulto é rígido e imutável. A neuroplasticidade não apenas dá esperança àqueles com limitações mentais, ou com lesões neurológicas consideradas incuráveis, mas também expande nosso entendimento da saúde do cérebro. Norman Doidge, psiquiatra e pesquisador, estabelece uma investigação da neuroplasticidade e apresenta tanto os cientistas que estão dominando essa área quanto as pessoas cujas vidas foram melhoradas por esses estudos.

O cérebro que se transforma apresenta casos que detalham o progresso surpreendente de pacientes, como uma mulher que nasceu com apenas metade do cérebro, mas que conseguiu se adaptar e levar uma vida normal; uma mulher rotulada como doente mental, que curou suas deficiências e agora ajuda outros a fazerem o mesmo; pessoas cegas que voltaram a enxergar; dificuldades de aprendizagem curadas; recuperação de pacientes que sofreram derrames; depressão e ansiedade crônicas que desapareceram, entre outros casos.

Doidge nos leva a um território que parece fantástico. Aprendemos como nossos pensamentos podem ativar ou desativar nossos genes, alterando a anatomia do cérebro. Vemos como os cientistas desenvolveram máquinas que podem acompanhar essas mudanças físicas para ler os pensamentos, permitindo que uma pessoa com paralisia controle computadores e aparelhos eletrônicos. E verificamos como uma pessoa com uma inteligência mediana pode, com exercícios, aumentar seu poder de cognição e percepção.

Por meio de intrigantes histórias pessoais, Doidge explora as profundas implicações do cérebro que se transforma para entender os mistérios do amor, da atração sexual, do gosto, da cultura e da educação, em um livro comovente e inspirador que vai alterar a maneira como entendemos as possibilidades humanas.

fonte: http://www.record.com.br/livro_sinopse.asp?id_livro=25955

Nenhum comentário:

Postar um comentário