quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Relation Play - jogo de relação







Na tradução ao pé da letra do nome RELATION PLAY, temos: " Jogo de Relação", e levando o nome à prática temos um jogo onde os indivíduos que o praticam se relacionam corporalmente, realizando movimentos simples, sempre auxiliando um ao outro, a fim de desenvolver autoconfiança, comunicação e alegria ou prazer em realiza-los.
O Relation Play foi desenvolvido por Verônica Sherborne para atender indivíduos de qualquer idade, que fundamentou o método na filosofia de Rudolf Laban e na análise dos movimentos humanos. O Relation Play traz na sua filosofia alguns pontos básicos: a alegria e a motivação , bem como a oportunidade de aprender a realizar os movimentos corporais ou auxiliar o outro à realiza-los; sendo toda a proposta realizada em forma de brincadeira.
No Centro Conviver utilizamos o Relation Play nos momentos de Educação Física, beneficiando-se de todos os estímulos da proposta , mais a exploração espacial, a lateralidade, a psicomotricidade e a percepção. Um estímulo que potencializamos durante esta atividade é a comunicação, fazendo com que as crianças falem qual é o movimento a ser realizado, que possam contar para iniciar o movimento ou cantar canções durante a atividade. Comum presenciarmos as crianças conseguindo se concentrar ou controlar sua agitação motora para realizar o movimento ou para auxiliar o colega.

Fernando Gembarowski
Educador Físico
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário