quinta-feira, 5 de julho de 2012

Sandra Ketcham - Birras e Autismo




Birras e Autismo muitas vezes andam de mãos dadas. Quase todos os pais são obrigado a lidar com uma birra em algum ponto, mas as birras das crianças autistas são geralmente muito mais grave do que "normais" birras. Para gerenciar "meltdowns" (Colapsos) efetivamente nessas crianças, é importante entender as causas por trás deles. Embora cada criança é diferente, as mesmas questões básicas desencadear a maioria das crianças com autismo.
Fazer a ligação entre birras e Autismo
As crianças muitas vezes têm acessos de raiva quando eles se tornam excessivamente cansado, irritado ou chateado. Estes acessos de raiva são geralmente ligeiros e cessa quando a criança percebe que o pai não está prestando atenção. Em crianças autistas, acessos de raiva podem aumentar e tornar-se violentos. Crianças com autismo podem não compreender ou lembrar porque eles estão chateados, e as birras não aliviar ou parar quando ignorado. Estas crianças experimentam uma maior perda de controle do que as outras crianças.

A FUNÇÃO REGULADORA DO ELOGIO E SEUS BENEFÍCIOS


                                                                            ELOGIE -AME- PROTEJA
    DIGA PALAVRAS FORTALECEDORAS E ENCORAJADORAS ESTIMULE SENTIMENTOS DE AUTO-VALOR EM SEU FILHO.

Como elogiar e por que  elogiar nossos pequenos...

É Necessário, orientar e fortalecer a personalidade de nossos amados herdeiros, através da educação dos sentimentos e da construção de uma moral enrriquecida de valores e virtudes.
Elogiar com consistência e sinceridade as atitudes e comportamentos adequados de nossas crianças, de forma estimular-lhes a cultivarem pureza de intenção é uma ferramenta poderosa.Sendo assim, eles desenvolvem comportamentos saudáveis aprendendo relacionar consigo e com os outros. 
 
Os benefícios são sentimentos de adequação, segurança emocional, força de caráter, auto-valor, auto-respeito, auto-confiança e auto-estima elevada. Nossos filhos precisam aprender além dos conteúdos escolares: valores, princípios e ética. Precisam aprender a respeitar as diferenças, adquirir hábitos saudáveis e construir amizades sólidas. Não se consegue nada disso por meio de elogios frágeis, focados no ego de cada um. É preciso que sejam incentivados constantemente a agir com solidariedade e respeito ao outro. Isso se faz com elogios, feedbacks e incentivos ao comportamento esperado.
 

Traços de atividade cerebral podem indicar autismo

Cientistas indentificaram certos padrões entre crianças que apresentam tais condições

Cientistas americanos do Hospital Pediátrico de Boston acreditam que certos traços deixados pela atividade cerebral são um indício para identificar se crianças podem ou não desenvolver autismo.
Atividade cerebral pode mostrar se crianças desenvolverão autismo ou não - BCC/Reprodução
BCC/Reprodução
Atividade cerebral pode mostrar se crianças desenvolverão autismo ou não
De acordo com os pesquisadores, os traços eletroencefalográficos (EEG), que registram a atividade elétrica cerebral por meio de eletrodos, podem oferecer um diagnóstico sobre essa condição de saúde.
Os registros de cerca de mil crianças avaliados pelos pesquisadores mostraram uma clara distinção entre a atividade cerebral de crianças austistas e saudáveis. Os especialistas, porém, afirmam que são necessários mais testes para confirmar se os traços de EEG são capazes de diagnosticar o autismo sem a ajuda de outros meios.

Medicamento oral reverte sintomas de desordem relacionada ao autismo



Cientistas dos EUA descobriram que um fármaco oral originalmente aplicado no tratamento do cancro é capaz de reverter um transtorno do espectro autista caracterizado por comprometimento cognitivo grave, avança o portal ISaúde.

Os resultados, divulgados no Journal of Clinical Investigation, revelam que ratinhos tratados com o medicamento Cyclocreatina apresentaram melhoria nas funções cognitivas, incluindo o reconhecimento de objectos novos, aprendizagem espacial e memória.

A desordem, a deficiência de transportador de creatina (DTC) é causada por uma mutação na proteína transportadora de creatina que resulta no metabolismo deficiente de energia no cérebro. Ligada ao cromossoma X, ela afecta os rapazes mais severamente, as mulheres são portadoras e passam os genes aos filhos.

Os cérebros de rapazes com CTD não funcionam normalmente, resultando em deficits graves de fala, atraso no desenvolvimento, convulsões e atraso mental profundo. Estima-se que actualmente a condição afecte cerca de 50 mil homens nos EUA.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Alerta sobre a soja

Texto da dra. Jaqueline Araújo sobre a soja

"As mães sempre me perguntam porque não substituir o leite de vaca pela soja. Encontrei um artigo bem legal e peguei para ler mas não estou encontrando a fonte... vou procurar depois para dar os créditos, mas não poderia deixar de colocar isso aqui para muitas mãezinhas que ficam perdidas sem saberem o que fazer. Eu já havia feito algumas citações anteriores sobre a soja. Não sou contra a soja ou radicalismo, mas existe um porque pelo qual eu sempre peço que utilizem outras bebidas vegetais no lugar da soja. Tenho algumas receitas e melhor ainda... tem o Livro da Claudia Marcelino que ensina passo a passo muitas receitas legais e bebidas vegetais para todos os gostos!"

Alerta sobre a soja

A soja começou a ser utilizada como alimento durante a dinastia Chou (1134-246 AC), depois que os chineses aprenderam a fermentar os grãos de soja para produzir alimentos como missô e shoyu.

Os orientais consomem alimentos de soja em pequenas quantidades, como condimento e não para substituir produtos animais.

A maioria dos alimentos modernos de soja não são fermentados para neutralizar toxinas contidas nos grãos de soja e são processados de tal forma que as proteínas são alteradas e os níveis de cancerígenos aumentam.

* Inibidores de tripsina na soja interferem com a digestão de proteínas e podem causar distúrbios no pâncreas.

Diagnóstico e tratamento das síndromes de deficiência de creatina cerebral


Recentemente descreveu-se a síndrome de deficiência de creatina cerebral como um conjunto de erros congênitos do metabolismo que afetam a síntese e o transporte de creatina. 

Conhecem-se três defeitos metabólicos: dois que afetam a síntese –deficiência da guanidinoacetato metiltransferase (GAMT) e da arginina-glicina amidinotransferase (AGAT) e um o transporte da creatina. 

Clinicamente, estes doentes podem apresentar atraso mental, perturbações da linguagem, epilepsia, comportamento autista, deterioração neurológica e perturbações do movimento. Após a seleção clínica, o estudo bioquímico mediante análise dos metabolítos em fluidos biológicos (guanidinoacetato e a relação creatina/creatinina) permite identificar os diferentes defeitos. Antes de continuar com os estudos moleculares, é importante confirmar a deficiência cerebral de creatina por ressonância magnética com espectroscopia. A confirmação do diagnóstico das deficiências de AGAT e GAMT realiza-se determinando a atividade enzimática em fibroblastos ou linfoblastos ou a incorporação da creatina no estudo do defeito de transporte. 

Programas Apple para alfabetização

Segue algumas indicações de aplicativos da Apple com os quais uma mãe do grupo do yahoo teve excelente resultado na alfabetização do filho autista atípico, hoje com sete anos alfabetizado. Ele lê e escreve no computador, ainda caminhando na conquista da  escrita manual por ser portador de hemiparesia, hipotonia muscular e lesão na região occipital esquerda do  cerebro ( área responsável pela  visão.)

1 - picture board.  (em inglês)
2 - ABC palavras. (portugues)
3 -  sound touche. ( português e inglês)
4 - magnétic board.
5 -  ler e jogar (buba) portugues
6 - Who am animais. ( portugues e inglês)
7 - pepibath
8 - Tooney tunes (iportugues e inglês)

Leites vegetais - opoção para quem faz a Dieta SGSC


Os leites vegetais podem ser uma ótima opção alimentar para quem anda querendo diminuir o consumo de leite animal ou mesmo retirá-lo do cardápio diário, muitas vezes seguido por simples hábito.
E o melhor da história: ao adotar novos leites em sua vida, você não vai sofrer por falta de nutrientes. Pelo contrário, poderá ganhar em fibras, minerais e saúde.
Leite de castanha-de-caju
Sua principal função no organismo é proteger os vasos sanguíneos permitindo que toda a circulação do sangue flua melhor. Fornece proteínas e também diminui o colesterol.
Preparo: Um copo de castanhas para três a quatro de água. Bata, coe bem e obtenha quatro copos de saúde.
Leite de linhaça
A semente da linhaça fortalece a imunidade, pois é um alimento que apresenta substâncias bioativas, capazes de prevenir e tratar inúmeras doenças. Também diminui as triglicérides, reduz doenças cardíacas e é um antiinflamatório notável. Para os intestinos funcionarem bem, nada melhor do que utilizar a linhaça diariamente.
Preparo: Um copo de linhaça para quatro copos de água. Bata e coe três vezes em peneira fina. Dá três copos de leite.

Blog de mãe: "Mãe, o que exatamente você fez para me ajudar?"

Esse é o texto de uma mãe que eu achei que traduz muito dos nossos sentimentos de pais especiais.

"Quando eu comecei com a idéia do blog, era exatamente para que daqui a alguns anos o matheus pudesse ler comigo quais foram as experiências que vivemos juntos, quais as coisas boas e ruins que passamos e o que eu de fato fiz diferente por essa causa, a NOSSA causa, o autismo.
Já falei que eu ODEIO o autismo, sim, odeio as limitações, as reações, as causas e as consequências dele na nossa vida. Mas, como também já falei, tenho o dever de lutar contra todas as coisas que citei acima.

Para isso, precisei mudar algumas coisas na minha vida.

SIM, o autismo me tornou menos preconceituosa. Eu era aquela pessoa que julgava os pais quando as crianças tinham crises em locais públicos e ficam gritando e se debatendo…
Eu era aquela pessoa que dizia que era culpa dos pais algumas reações….
Eu era aquela pessoa que todas as coisas eram menos importantes do que bem estar social, coisas caras e passeios em lugares chiques…

Eu era aquela pessoa que jamais, jamais pensava no próximo e desejava a ele as mesmas coisas que eu queria pra mim mesma.

E SIM, o Autismo, apesar de odiar ele, mudou isso em mim.
Hoje, as coisas que eu mais odiava, são as coisas que eu passo com o meu filho. E com certeza mudou a minha forma de ver as coisas, as pessoas e as situações. E SIM, sou grata ao Autismo por isso.

Bom, em relação ao texto que vi em um dos blogs que acompanho hoje, e que era o assunto desse texto… risos…mas eh que começo a escrever e saio falando vários assuntos… ENTAO, o tema era: O que meu filho dirá daqui 10 anos sobre as coisas que fiz para ajudar ele.
BOM…..

Dr. Rogério Rita: "O que funciona e o que não funciona no tratamento do autismo"


Mãe de autistas "adota outros 400"

MÃE INCLUSIVA

Dela, são seis. Mas somando os que trata e se dedica como se filhos fossem, passa dos 400. Desde cedo, a médica Fátima Dourado aprendeu a transformar sua dor em um caminho que mudou não só a vida de seus filhos autistas, mas de milhares de crianças Brasil afora

“Sempre gostei dessa possibilidade que o ser humano tem de reinventar a vida”. A frase que sai da boca da médica Fátima Dourado é a mesma que desenha sua trajetória. Em 57 anos de vida, ela conseguiu fazer do que lhe encanta na literatura sua própria história. Fátima se reinventou ao transformar a dor das rejeições sofridas pelo primeiro filho autista, Giordano Bruno, em um caminho de vida – dela mesma e de outras centenas de mães que têm seus filhos atendidos pela Fundação Casa da Esperança.


Doutora Fátima e dois de seus "filhos" da Casa da Esperança.
Mãe de seis filhos - dois dos quais têm autismo - Fátima se deparou com o transtorno numa época em que ninguém sabia do que se tratava. Na psicanálise, a teoria era de que os autistas eram crianças normais que estavam se refugiando em seu mundo porque tinham um problema de vínculo com a mãe, que chegaram a ser definidas pelo termo “mães-geladeiras”. “Como era o que tinha na época, teve um tempo que eu cheguei a duvidar do meu amor. Onde eu tava amando errado para ter crianças tão lindas que não conseguiam desenvolver a fala?”, lembra Fátima.

Nela, não estava o problema e, sim, a solução, ou, pelo menos, a esperança. Quando viu o filho Giordano, hoje com 32 anos, ser rejeitado pela escola por estar dando muito trabalho e a instituição não ter profissionais treinados para atender àquele tipo de adolescente, Fátima decidiu criar a própria escolinha. De oito alunos iniciais, a então pequena escola para crianças com autismo hoje é uma referência nacional no tratamento do transtorno, onde 400 crianças têm assistência total e outras milhares recebem atendimento ambulatorial.

Novas drogas, novas esperanças


O pai de Jack o segura no colo e o beija. Foto de Joshua Lott, Agência Reuters.
17/5/2012 - Jack Balter, nove anos de idade, ganha um beijo do pai, Neil, em sua casa em Scottsdale, Arizona.
 Quando Jack estava no palco com os colegas, o barulho, as luzes, a multidão quase sempre o perturbavam, e ele "começava a rodar", vagando ao redor do palco ou girando em círculos, conta Lynn. "Geralmente, virava uma situação embaraçosa", acrescenta ela.
Mas em uma apresentação de dança na escola de Jack em Scottsdale, Arizona, em dezembro passado, foi diferente. "Ele estava uma batida atrasado na dança, mas fez a coisa toda", diz Neil. "Ele participou e tocou o barco com toda a classe."

Depois, a professora de Jack cumprimentou os Balters em lágrimas. "Eu não sei o que está acontecendo com esse garoto, mas é um milagre que isso aconteça, eu tenho um garoto diferente na escola", ela disse a eles.
Jack, 9 anos, tem autismo. O que a professora não sabia é que Jack participava de um teste clínico de um medicamento destinado a superar alguns dos prejuízos sociais associados ao autismo, um espectro de transtornos que vai de uma falta de jeito e interesses restritos, como visto na síndrome de Asperger, à comunicação grave e deficiência intelectual.

Grandes mudanças na linguagem e flexibilidade utilizando o SON RISE PROGRAM - Transcribed | dotSUB

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Não acredito em coincidências


Essa é a capa de um dos livros que mais me ajudou a entender o Luca e a me manter de pé após o diagnóstico. Eu tinha chegado há pouco tempo no Rio e procurava um centro espírita para dar continuidade aos estudos iniciados em Belo Horizonte duas décadas antes. Criada na igreja católica, foi o meu irmão que me fez conhecer o kardecismo, quando morreu aos 17 anos. Ele era especial. Não andava, não falava, tinha convulsões, era dependente para tudo na sua vida e desencarnou ainda jovem, para enfim descansar, depois de cumprir uma missão árdua, de muitas limitações e sofrimento, entre nós. O catolicismo tinha me ensinado que a morte é um castigo, é algo ruim. Me revoltei com isso e fui atrás de respostas. Ora bolas, porque Deus colocaria no mundo uma criatura que só fez sofrer, e depois tiraria a vida dela, logo ela, que nunca fez mal a ninguém? Me revoltei com Deus, fui atrás de respostas e as encontrei em Kardek. 

Mas não estou aqui para pregar nada, tampouco discutir religião. Tudo isso é para contar uma passagem curiosa na nossa vida e na vida do Luca. Procurávamos um centro espírita sério no Rio, antes de tudo, para dar início à evangelização dele e do Thiago. Tive a indicação do Seara Fraterna, na mesma rua em que moramos, e lá fomos nós para o primeiro sábado de aprendizado. 

O Luca ainda não tinha o diagnóstico de Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD). Ele era um bebê às vezes calmo, outras vezes arredio, a fala estava atrasada, mas ele ainda não tinha feito 2 anos, e naquele momento, para a maioria das pessoas, todas essas características podiam ser qualquer outra coisa, menos sinais de que algo estava errado. Até então, ele era apenas um "bebê preguiçoso". Eu e Daniel éramos "pais que mimam demais o filho e que dão as coisas antes de ele pedir". E eu era a "mãe neurótica" por ficar incomodada com a demora na comunicação verbal.

PL 1631/2011 será votado dia 4/7, em Brasília


O Projeto de Lei (PL) 1631/2011, que beneficia as pessoas Autistas e suas famílias, será colocado em votação na Câmara Federal no dia 04/07/2012 (quarta-feira). Precisamos nos unir em prol da aprovação desta lei: Há informações seguras de que os membros da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSP), que integram a base do governo, receberam orientação de assessores do Ministério da Saúde para votar contra o relatório que será apresentado.

 Este PL prevê que a inclusão escolar aconteça sempre que for possível, porém respeitando as necessidades educacionais que cada indivíduo tem, versando também sobre as importantes questões de saúde, lazer, esporte, etc. Os parlamentares devem ser sensibilizados para que tomem ciência da situação de abandono em que as pessoas Autistas se encontram perante o poder público: temos que mostrar que PRECISAMOS desta lei para melhorar a qualidade de vida das pessoas Autistas. Temos pessoas Autistas encarceradas, amarradas, completamente alienadas e alijadas do convívio social, pois suas famílias não conseguem acesso aos medicamentos, médicos ou terapeutas dos quais que tanto necessitam.

domingo, 1 de julho de 2012

Culpa

Não vou citar nomes, mas essses são alguns desabafos de mães de autistas na internet sobre como, durante um tempo, a culpa nos martiriza e nos põe para baixo!

"Nosso desabafo! Eu sozinha já me culpei muito quando descobri que o Samuca era autista,achei que eu poderia ter me alimentado melhor,ter feito atividade física,ter descansado mais! E depois desse desespero todo veio o meu alivio,a culpa não é de ninguém! Não tem porque se ter culpa,porque isso não é um julgamento,isso não é cometer infração,ter filho especial é simplesmente praticar o amor todos os dias,ter responsabilidade pelo desenvolvimento do filho como qualquer um tem quando se tem a opção de se ter um filho! Agora vou relembrar uma frase que me foi dita quando eu recebi o diagnostico,vamos parar de olhar o retrovisor e vamos olhar para frente! Bj Grande Dea e Theo e nem precisa dizer que o texto é um luxo!"

"HOJE DESCOBRI COMO É GRATIFICANTE TER UM FILHO AUTISTA, PEDRO, PEDRINHO COMO E CHAMADO PELOS MAIS PRÓXIMO, E UM DELES, NO COMEÇO FOI DIFICIL MESMO, QUANDO O MÉDICO PEDIU PRA PROCURAR UM PSQUIATRA INFANTIL, LEVEI UM SUSTO, MEU DEUS O QUE, ELE NÃO PRECISA DISSO, MAS O MEDICO LOGO FOI FALANDO PAAAAARA MÃE, PSQUIATRA NÃO É MEDICO DE MALUCO NÃO, VAMOS PARANDO COM ESSAS LOUCURAS OK, ATE VC PRECISA DE UM PSQUIATRA, EU LOGO RESPONDI EU, ELE FALOU SIM, TODOS NOS PRECISAMOS DE UM, AI EU COMEÇEI A ACEITAR O PEDRO, QUER DIZER SEMPRE ACEITEI MEU FILHO, ATE ME CULPEI UM TEMPO, MAS APRENDI QUE DEUS DA FILHOS ESPECIAIS PARA MÃES ESPECIAIS ASSIM ME VEJO"