quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Cientistas detectam forma hereditária rara de autismo

Reproduzo aqui o que a Dra. Geórgia escreveu no perfil dela no Facebook hoje. Muito pertinente!

"GENTE! GENTE!!!!!!!!!!!SAIU NA NATURE!!!!!!!!!!
EU JÁ DISSE QUE ELES VÃO COLOCAR O AUTISMO UM DIA NA CATEGORIA DE ERROS INATOS DE METABOLISMO E QUE O TESTE DO PÉZINHO SERÁ PREDITIVO!!!!! ELES ESTÃO CHEGANDO MUITO, MUITO PERTO!!!!!!!
Uma forma hereditária rara de autismo foi encontrada - e pode ser tratada com suplementos de proteína!

A sequenciação do genoma de seis crianças com autismo revelou mutações em um gene que impede vários aminoácidos essenciais de serem reduzidos. Camundongos sem este gene desenvolveram problemas neurológicos relacionados ao autismo que foram anulados por mudanças na dieta! (artigo publicado hoje na revista Science).

Algumas crianças com autismo têm baixos níveis sanguíneos de aminoácidos que não podem ser fabricados no corpo.

"Isso pode representar a primeira forma tratável de autismo", diz Joseph Gleeson, neurologista infantil da Universidade da Califórnia, em San Diego, que liderou o estudo. "Isso é muito animador para famílias com autismo, e também acho que seja uma revelação dos mecanismos subjacentes do autismo."

Ele enfatiza, no entanto, que as mutações são provavelmente responsáveis por apenas uma pequena proporção dos casos de autismo. "Nós não esperamos que isto va ter implicações para os pacientes em geral com autismo", diz Gleeson. E não há até agora nenhuma prova de que os suplementos dietéticos possam ajudar as crianças, cujas mutações os pesquisadores identificaram a sequenciação do exoma - a parte do genoma que codifica proteínas.

Na família
As crianças vieram de três famílias com ascendência Médio Oriente, em cada caso, os pais eram primos de primeiro grau. Estudar essas famílias faz com que a caça às mutações raras recessivas subjacentes a algumas formas de autismo sejam mais simples de serem encontradas do que seria entre a população geral, Gleeson diz, porque as chances são maiores nas crianças que vão nascer com duas cópias da mutação recessiva.
Em cada família, o time de Gleeson identificou mutações que inativam a enzima BCKD-quinase, que normalmente impede o organismo de quebrar de cadeia ramificada aminoácidos chamados leucina, isoleucina e valina, depois de uma refeição. Os humanos não podem sintetizar estes aminoácidos e deve obter-los a partir de alimentos.

"Nós previmos que os pacientes queimam estes aminoácidos", diz Gleeson. A previsão estava correta: depois de comer, as crianças tinham baixos níveis sanguíneos dos ácidos de cadeia ramificada. Ratinhos sem o gene que codifica para BCKD-cinase também tinham baixos níveis de aminoácidos no sangue e nos tecidos.

Os problemas de transporte
Como essa deficiência provoca autismo ainda é um mistério. Os aminoácidos de cadeia ramificada entram no cérebro através de transportadores especializados no cérebro depois de passar pela fortaleza de protetores conhecida como a barreira de sangue-cérebro. O transportador de proteínas também transporta outros grandes aminoácidos no cérebro, e quando os níveis dos ácidos de cadeia ramificada são baixos, mais destas outras moléculas grandes conseguem passar. A equipe de Gleeson encontrou níveis elevados destes ácidos aminados nos cérebros de ratinhos sem o gene BCKD-quinase.

Gleeson propõe que os sintomas do autismo são causados por níveis baixos de aminoácidos de cadeia ramificada, níveis elevados de outros aminoácidos, ou uma combinação dos dois. Os aminoácidos que estavam presentes em níveis elevados nos cérebros de ratos mutantes fornecem as matérias-primas para dois neurotransmissores químicos, e nas sinapses onde estes produtos químicos são libertados são as que comumente se apontam como implicadas no autismo.

Em ratinhos, pelo menos, o desequilíbrio químico pode ser tratado. Os ratos mutantes tinham problemas neurológicos típicos de versões de autismo, incluindo tremores e convulsões epilépticas. Mas os sintomas desapareceram em menos de uma semana após os ratinhos serem colocados em dietas enriquecidas em aminoácidos de cadeia ramificada.

A equipe de Gleeson tentou completar as dietas das crianças com autismo usando suplementos de fortalecimento muscular que contêm de cadeia ramificada de aminoácidos. Os pesquisadores descobriram que os suplementos de restauravam os níveis sanguineos de aminoácidos das crianças ao normal. Quanto a seus sintomas de autismo, diz Gleeson, os "pacientes não ficaram piores e seus pais dizem que ficaram melhores, mas é anedótico".

Exame de sangue
A equipe espera realizar um estudo clínico controlado corretamente para avaliar se suplementos dietéticos podem aliviar os sintomas das crianças. Para esse efeito, Gleeson quer identificar pacientes com outras mutações no gene para BCKD-quinase. Eles tendem a ser muito escassos, diz ele, mas a triagem metabólica e seqüenciamento do genoma deve identificar alguns. "Eles estão escondidos por aí", acrescenta.

Matthew Anderson, um médico-cientista do Beth Israel Deaconess Medical Center e da Harvard Medical School, em Boston, Massachusetts, diz que o estudo irá incentivar outros pesquisadores a explorar vias metabólicas como causas do autismo. Um certo número de distúrbios metabólicos incomuns, tais como a fenilcetonúria - em que o corpo não pode quebrar o aminoácido fenilalanina - pode ser ligado a desordem do espectro autista, se não for tratado.

"Se 5 ou 10% são causados por distúrbios metabólicos e há um desequilíbrio simples que se pode corrigir com a nutrição, isso é algo que a genética humana irá identificar ao longo dos próximos cinco a dez anos", diz Daniel Geschwind, um neurogeneticista da Universidade da Califórnia , Los Angeles. "Isso é emocionante."
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário