quinta-feira, 24 de maio de 2012

Mais integração sensorial

Integração Sensorial é uma teoria sobre as relações do cérebro com o comportamento, proposta por A. Jean Ayres, em 1970.
 
O cérebro é a parte mais complexa do corpo humano. A ele estão incumbidas tarefas como a recepção e percepção dos estímulos exteriores, recebidos dos meios físico e social. É através dos estímulos que a criança aprende a movimentar-se, equilibrar-se e relacionar-se com o mundo envolvente. 

O cérebro organiza, portanto, toda a informação recebida de modo a poder possibilitar uma resposta o mais adaptativa possível. Ele depende da informação que recebe do ambiente através dos sistemas sensoriais: visão, audição, tacto, olfacto e paladar. Além disso, precisa ainda de informação sobre a gravidade e movimento. Todas estas informações são reunidas e organizadas segundo um plano de acção. A este plano de acção que o cérebro dá à informação sensorial dá-se o nome de Integração Sensorial. 

 Contudo, nem sempre o plano de acção que o cérebro elabora é o mais correcto. Por vezes, distúrbios na recepção e organização das informações sensoriais recebidas sobre o mundo vão afectar o desempenho das diferentes áreas em que a criança se encontra inserida. O facto de a criança não receber as informações sensoriais de forma correcta e concisa intefere com o seu processo de aprendizagem. Quando isto ocorre, diz-se que a criança possui uma dificuldade no processamento sensorial. É nisto que a aplicabilidade da Integração Sensorial se baseia quando se associa às crianças autistas. 

A criança autista é uma criança com défices no processamento da informação e modulação sensoriais, as quais lhe acarretam consequências emocionais e frequentemente levam a um défice na adaptação social, dificuldades na interacção com os outros, assim como dificuldades em interpretar as reacções emocionais (Greenspan & Greenspan, 1989). 

O tratamento realizado pelos terapeutas ocupacionais, à luz da Integração Sensorial é sempre feito através da estimulação das diferentes modalidades sensoriais: estimulação vestibular, proprioceptiva, táctil e sinestésica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário