terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

iHelp!


iHelp! Parte 2

do blog Estou Autista

Photobucket Se fôssemos sinestésicos como o Daniel Tammet e pudéssemos enxergar a cor de Steve Jobs, com certeza ela seria azul pois o ipad tem ajudado muitas e muitas crianças autistas a se comunicarem, imaginarem, melhorarem a coordenação, etc. Como na parte 1 falamos sobre os aplicativos tipo “talking”, dessa vez iremos mostrar alguns jogos bem legais, a maioria gratuitos. Antes de mostrar esses apps, vou explicar porque o ipad fez sucesso com os autistas.
Nosso corpo se mantém em equilíbrio, e graças a isso conseguimos desenvolver movimentos, sejam eles bruscos ou delicados. Nosso cérebro manda informações às partes de nosso corpo, e a capacidade que o corpo tem de desenvolver aquele movimento nós chamamos de coordenação motora.
Podemos classificar a coordenação motora de duas maneiras: coordenação motora grossa e a coordenação motora fina.
Na primeira verificamos o uso de grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr, pular, chutar, subir e descer escadas, que podem ser desenvolvidas a partir de um plano sistemático de exercícios e atividades esportivas. Quando se tem déficit nessas habilidades, verificamos dificuldades, por parte principalmente de crianças, em praticar atividades esportivas, o que acaba gerando baixa autoestima.
Na segunda verificamos o uso de músculos pequenos, como das mãos e dos pés. Ao desenhar, pintar, manusear pequenos objetos, a criança realiza movimentos mais precisos, delicados, e desenvolve habilidades que a acompanharão por toda a vida.
A coordenação motora ampla dos autistas é desorganizada (postura incorreta, movimentos desastrados, por vezes estereotipias ). Já a motora fina é debilitada porque eles não têm costume de utilizar objetos. (não utilizam objetos de forma convencional, usam as pessoas como ferramentas, etc)
Photobucket
No cérebro, neurônios iniciam a comunicação, uns com os outros, tentando fechar uma rede neuronal. Todo movimento automático das mãos e dos pés é controlada pela medula vertebral, para que o cérebro fique livre para outras funções mais nobres. Não precisamos pensar para andar, pular, correr, bater palmas, mas crianças pequenas precisam. Crianças pensam para poder falar. Essa automatização necessita de treinamento, todos treinamos para isso. Autistas precisam treinar mais. Eles aprendem muito com a repetição. E os aplicativos tipo talking repetem tudo ou realizam outros movimentos quantas vezes o autista quiser ou “mandar”. Basta um simples toque e pronto, o bichinho pula de novo e de novo…
Com os jogos isso não é diferente. As fases ficam gravadas e você pode repeti-las quantas vezes for necessário. O ipad é bom pois não tem mouse e a criança direciona o movimento do personagem com a mão direto na tela, não exigindo tanta coordenação motora fina o que faz com que a pessoa fique estimulada ao ter resultados positivos de maneira facilitada. Vamos aos jogos?
Photobucket
1|Spider Monkey: A criança tem que ajudar o macaco a pegar as bananas e a chegar em casa. Para fazer isso ele tem que pular de árvore em árvore. Um clique para ele se movimentar e um clique para ele pegar a árvore. A criança vai aprender a ter noção de espaço pois cada árvore tem uma distância diferente uma da outra. Ela terá que agir rapidamente para que o macaco não caia, etc. Você pode conversar com ela sobre os macacos, florestas, árvores, distância, altura, objetivos, etc. GRÁTIS por tempo limitado
Photobucket
2|Spider Ninja: Nós viramos ninjas e ao passar o dedo pelas teias de aranhas nós cortamos o fio e a aranha cai. Se encostar na aranha a criança perde uma vida. A quantidade de pontos determina a graduação do ninja (faixa vermelha, verde, preta, etc). É bom para estimular a criança a aprender história, quem foram os ninjas, objetos que eles usavam, ensinar sobre artes marciais, graduação, a perder o medo de aranha, etc. A criança tem que ser rápida para cortar as linhas sem a aranha encostar no seu dedo. Tem que ter muita coordenação olho-mão e agilidade. É muito divertido. GRÁTIS
Photobucket
3|Tiny Monsters: Este tipo de jogo faz com que a criança use coordenação e muito raciocínio. A criança tem que destruir todos os monstros com bolas. Ela tem o poder de direcionar o “tiro”. Para isso ela deve pensar em uma estratégia para que a bola acerte o maior número de monstros pois a tacada é limitada. A medida que vai passando de fase, os obstáculos aumentam, tornando o jogo mais difícil. Ensinar a diferença da consistência de alguns materiais (madeira e pedra, por exemplo), velocidade, angulação, etc algumas fases GRÁTIS, para ter o jogo completo é preciso pagar 1 DÓLAR.
Photobucket
4|Fly Bird: A criança deve fazer os pássaros voarem e isso só ocorre quando um grupo de 3 pássaros da mesma cor se encontram. Os pássaros vão surgindo e a criança, através do movimento da seta, indica para onde ele vai voar. Ela deve procurar um local onde estão os pássaros da sua cor e espécie e fazer ele voar até lá. A medida que a criança vai passando de fase, o número de pássaros no mesmo grupo aumenta pra 4, o que torna mais difícil para que eles voem e saiam do galho da árvore. Existem pássaros com laser e bomba, o que ajuda você quando suas cores estão muito misturadas. Você pode ensinar sobre cores, agrupar em conjunto, números, espécie de pássaros, etc. GRÁTIS até o level 7
Photobucket
5|Mouse Maze: Esse jogo é parecido com o Pac Man (come-come), que muitos pais devem conhecer. A criança tem que fazer o ratinho comer todos os queijos do labirinto. Em alguns lugares tem uma poção que faz com que o ratinho não morra se encostar no gato. O rato segue o dedo de quem estiver jogando. A criança tem que ser rápida para fugir dos gatos e elaborar uma estratégia para beber as poções e comer todos os queijos. A cada fase o labirinto fica mais difícil. GRÁTIS
Photobucket
6|Smelly Cat: Este foi um dos primeiros aplicativos que baixamos no ipad. Lu se apaixonou por ele e brincou por um bom tempo. Foi com esse jogo que percebemos a velocidade do raciocínio dele e suas habilidades. Confirmamos também que ele adora um mal feito pois colocava o gatinho pra brigar com cachorro de propósito. O jogo se passa no banheiro e o objetivo é fazer o gato fedido tomar banho para ver a namorada. A criança tem que ter noção de angulação (através do rabo do gato a criança indica pra onde ele vai), espaço (ela só tem três movimentos para fazer o gato chegar ao seu destino) e estratégia pois o local é cheio de obstáculos: portas, tapetes, cachorro, buraco. Várias fases GRÁTIS por tempo limitado. Há também outro Smelly Cat no Pet Shop e alguns pacotes pagos. Você pode ensinar sobre a importância do banho, higiene, sobre os objetos do banheiro, etc.
Photobucket
7|Bunny Shooter: É um jogo no estilo do “Tiny Monsters”, explicado nesse post só que bem mais elaborado. É como o famoso Agry Birds. Não estamos mais achando ele na apple Store brasileira e achamos que é porque o Governo Brasileiro proibiu a categoria “jogos” por achar alguns aplicativos violentos. Entenda mais sobre o caso aqui. Os outros jogos estão na parte de entretenimento. Mas vamos falar mesmo assim dele porque foi um jogo que uniu toda a família. Cada nível tem uma dificuldade e jogamos 3 mundos. Cada fase mais legal que a outra. Tem que matar todos os coelhinhos. Você pode usar bomba, arco e flecha, entre outras armas. Tem que raciocinar para conseguir o objetivo. No local há cordas, buracos, bigornas, balões, vidro, areia, etc… dá pra ensinar muita coisa (vidro quebra, madeira é dura, balão estoura, etc). E se querem saber nossa opinião quanto a essa restrição, somos contra já que a violência está em todo canto: desenhos animados, novelas, livros, etc, cabe aos pais ensinarem o certo e o errado, permitir ou não certos jogos, conversar sobre o tema em casa, etc. Sim, nós vamos fazer o cadastro em outra loja pra baixar outros jogos e ver se esse tem alguma atualização desse. Lu conseguiu passar de algumas fases desse joguinho que nem eu e Luiza e nem papai conseguimos… foi bacana ver ele todo orgulhoso com o feito.
Photobucket
Photobucket
8|Abelhas Estressadas: São várias fases e esse jogo é bem interessante. Foi um dos jogos mais aprovados pela família. Era comum ver papai, mamãe, Lu, eu e Luiza jogando. O jogador tem que preencher uma área de 66% sem nenhuma abelha encostar. Você coloca o dedo no local onde quer formar a bola de mel (ou fruta, bolas de esporte ou planeta – as formas variam de acordo com a fase) e deixa o dedo lá e ela vai aumentado. Quando a criança achar que tá bom, ela tira o dedo e a bola se forma. São vários tipos de abelhas e cada uma tem uma função (uma persegue onde você está preenchendo a área, a outra estoura suas bolas, etc). Os locais variam (Viaje com as abelhas para a mercearia, loja de esportes, parque de diversões, para o fundo do mar e até para o espaço sideral!) o que dificulta já que no mar as bolas sobem, no espaço também, nas lojas elas descem, etc. A criança tem que bolar estratégias levando em conta a espécie da abelha, o local que elas estão e a quantidade de bolas que elas podem fazer (varia em cada fase) pois sempre são 66% mas em algumas fases são poucas tentativas e em outras são muitas mas tem MUITAS abelhas. Dá pra ensinar sobre colmeia, frutas, esportes, planetas, mar, gravidade, porcentagem, divisão, etc. As primeiras 13 fases são GRÁTIS. Para ter as outras fases, num total de 75, tem que pagar 1 DÓLAR.
Photobucket
9|Puccas’s Restaurant: Baixamos esse aplicativo pois adoramos a pucca e as comidas orientais, rs. Foi bem quando ganhamos o ipad. Mostramos ao Lu e apesar de não jogarmos muito ele hoje em dia, foi um jogo que nos divertiu durante a viagem pra BH e por algum tempo. Nesse jogo a gente tem uma quantidade de dinheiro pra montar um restaurante: Comprar os móveis (fogão, cadeiras, mesas, pintar parede, adornos, etc) e pra comprar as comidas (que variam dependendo do nível do jogador). Cada comida leva um tempo pra ser feita e se demorar pra pegar ela no fogão, ela perde, fica estragada e com mosquitos. Então temos de ganhar dinheiro pra comprar mais fogões, contratar garçons, comprar animais de estimação, objetos de decoração diferentes, comidas mais caras, etc. Os clientes que saem sem comer ficam irritados e perdemos dinheiro. É um jogo muito bom pra ensinar a criança a comprar, economizar, saber escolher, combinar móveis em um ambiente, contratar pessoas, tratar bem os clientes, tempo de duração das comidas, receitas, comidas salgadas e doces, comidas orientais, datas comemorativas (cada época, o jogo é atualizado com comidas e decorações de Natal, halloween, Dia dos namorados, etc) entre outras coisas. GRÁTIS, com o direito de comprar mais “garus” (moeda especial) para adquirir alguns pertences e direitos no app.
Photobucket
Apresentamos 9 apps porém esquecemos de colocar na lista alguns outros interessantes para treinar coordenação motora e agilidade.
Photobucket Labirinto Maluco: A criança deve colocar as duas bolinhas no quadrado central. O número de bolinhas aumenta de acordo com o nível de jogador. As aberturas do labirinto também mudam. A criança mexe o ipad, virando-o de um lado para o outro e as bolinhas escorregam como se ela estivessem com o labirinto nas mãos.
Os níveis 1 e 2 com 2 e 3 bolinhas são grátis. Para adquirir os outros, o valor é de 2 DÓLARES. É um jogo pra qualquer idade e diverte toda a família. Você pode medir quem faz o tempo mais rápido na mesma fase ou quem chega mais longe.
Photobucket Ant Smacher: A criança tem acertar as formigas que saem andando pelo espaço do tablet. Caso ela aperte a abelha, ela perde. Serve para ela perceber a diferenciar cada inseto e saber suas características. Ela tem que ser ágil e a cada fase vão aparecendo mais abelhas o que dificulta você não encostar em uma. Tem que tomar muito cuidado! Você pode ensinar que doce atrai formiga, ensinar sobre as abelhas, insetos em geral, como eles vivem, como conservar os alimentos longe de mosquitos, formigas, etc. GRÁTIS. Se a criança tiver medo de insetos (caso do Luiz Júnior), mostrar o quanto eles são pequenos em relação ao nosso tamanho, mostrar que nosso dedo pode ser maior que eles, sua importância na natureza, que a abelha pica se você tentar pegá-la, etc.
PhotobucketManobrista Maluco:Esse é um jogo que exige muito raciocínio pois o estacionamento está cheio e devemos retirar o carro amarelo. Devemos mover os outros carrinhos até dar passagem ao amarelo. O objetivo é fazer isso com o menor número de movimentos e com o menor tempo possível. São muitos níveis e a medida que você passa de fase, tudo vai ficando mais complicado. GRÁTIS. O jogador treina as seguintes Habilidades: Rapidez de Raciocínio, Visão Espacial, Planejamento, Visão Estratégica. Você pode ensinar as cores, tipos e tamanhos de veículo, direções (cima, baixo, esquerda e direita, voltar ir em frente), etc.
Photobucket Jogo da Galinha: Fui verificar as novidades de jogos grátis na loja da Apple e achei esse app. Achei BEM infantil pro Lu mas mesmo assim deixei no ipad e mostrei pra ele. O objetivo é ajudar a galinha a atravessar a rua e tem dois botões, o de seguir e o de voltar. Acho muito válido recomendá-lo pois esse assunto é importante para educar uma criança. Qual o melhor momento de atravessar? Olhar pros dois lados, ver se vem carro, sentir segurança, etc. O aplicativo tem muitos sons de buzinas, o que achei legal para fazer a criança a se acostumar com os sons do trânsito. O adulto também pode ensinar sobre placas, sinto de segurança, sobre o motorista, pedestre, semáforo, etc. GRÁTIS.
PhotobucketSki Kitty: Ski Kitty é um gatinho que ama esquiar montanha abaixo por diversão! Só que dessa vez, você vai ter que ajudar o gato a fugir de uma AVALANCHE! Você é um esquiador suficientemente bom para fazer com o que o gato desça a montanha em segurança? Árvores e bonecos de neve não vão ajudar você… eles vão te arrastar para a avalanche! Impulsos como os obtidos com as bombas vão manter os malvados bonecos de neve longe, enquanto a sua barra de vida vai garantir que você tenha tempo para descer a montanha! Chegue até o final da montanha ganhando pontos no caminho. O Gato anda pra baixo em velocidade e você controla ele virando o ipad pra direita ou pra esquerda. A criança tem que ter o olhar bem rápido para perceber os obstáculos e pegar as vidas. Lu AMOU! GRÁTIS.
Photobucket
São inúmeros jogos além desses como xilofone (xylophone é o nome do app), caça-palavras, apps de colorir, minhoca que come e cresce, quebra cabeça, jogo da memória, forca, histórias em quadrinhos com filmes, piano, etc. Procure por eles e estimule a garotada.
Esperamos que tenham gostado. Ficaremo felizes se vocês contarem as reações das crianças e outros aplicativos que melhoraram algum desempenho do seu autistas (aluno, amigo, filho, etc). Assim vamos ajudando uns aos outros!
Photobucket
Fontes:
Trechos do texto Rituais
Brasilescola.com
Federação Portuguesa de Autismo
Educati
MacMagazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário