domingo, 29 de janeiro de 2012

A importância do Suco Vivo

Desde a semana passada eu tenho encontrado a minha amiga fonoaudióloga, Ignez Lopes de Carvalho, em Búzios, para trabalharmos as técnicas de Kinesiologia Aplicada e Neural Organization Technique.

É um trabalho extremamente interessante. A Specialized Kinesiology, trata o indivíduo, como um ser único, que traz manifestações de desordens físicas, químicas, emocionais e comportamentais, alcançando o indivíduo integralmente, lidando com as causas da desordem e partindo do princípio que uma manifestação, indica que há um ser em desordem; músculos, órgãos, pele, sistema nervoso, emoções, interagindo em um ambiente.

Cada circunstância física conhecida ao homem envolve a desorganização do sistema nervoso como nível causal. Conseqüentemente, um dos tratamentos preliminares em corrigir toda a circunstância seria corrigir e reorganizar o sistema nervoso usando esta técnica antes de continuar com uma outra modalidade.
O corpo é organizado funcionalmente em quatro sistemas primordiais de sobrevivência: a alimentação, a luta e fuga, a reprodução e o sistema imunitário. Todas as atividades fisiológicas, neurológicas, vegetativas e cognitivas devem funcionar dentro ou através destes sistemas de sobrevivência de uma maneira organizada e integrada.
Para que o corpo sobreviva, estes sistemas devem estar organizados funcionalmente primeiramente e depois integrados e sincronizados um com o outro. Esta organização se manifesta com a função integrada do sistema nervoso central. Vários tipos do esforços que incluem físicos, emocionais, químicos, ou o traumático ambientais podem, e muitas vezes interferem, com a função harmoniosa e organizada destes sistemas reflexos e finalmente do sistema nervoso central propriamente.
A Técnica de Organização Neural é um protocolo de tratamento não invasivo e projetado para reconhecer algumas das desorganizações que podem ser encontradas dentro dos programas neurais destes sistemas primordiais de sobrevivência danificado ou comprometido de alguma maneira. Os protocolos de tratamento são projetados então para organizar ou reorganizar especificamente um sistema nervoso central desorganizado.
Um rompimento destes processos naturais previamente sincronizados causará uma mudança no campo eletromagnético em várias partes do corpo. Esta mudança do campo eletromagnético pode então ser medida, analisada e tratada. O equilíbrio é restaurado por combinações de ativação dos sistemas reflexos conhecidos, os meridianos da acupunctura, os eixos dos músculos, a energia magnética, o realinhamento dos ossos cranianos e espinais e a nutrição adequada para o controle destes sistemas. A razão do sucesso deste protocolo de tratamento é o reconhecimento da necessidade de organização e  integração específicas de todos os sistemas dentro do corpo.
A nutrição adequada é a peça chave do tratamento. Nada de glúten, leite, corantes, químicos e principalmente açúcar de qualquer tipo. Açúcar trava os ossos do crânio.
Passamos o dia todo lá e Ignez prioriza muito o suco vivo por sua fácil digestibilidade e assimilação de nutrientes. Quanto mais suco vivo, melhor!
O suco vivo é a base da alimentação crudívera e leva este nome por não conter água, apenas o líquido dos vegetais e folhas que são utilizados.
Independente de tudo isso, o suco vivo é uma excelente opção para as dificuldades alimentares de nossas crianças. Se seu filho é como o meu Maurício que é chatinho pra comer, mas bebe qualquer coisa que é uma beleza, sem reclamar, esta é a solução para os seus problemas :)
Muitas pessoas, como as minhas amigas Karlinha Coelho e Luiza Sarkis, acostumaram suas crianças ao suco com doses homeopáticas, servidas em copinhos plásticos de café. Hoje mais acostumadas, bebem uma boa quantidade e rapidamente.
Mauricio não come nenhum legume ou verdura, mas bebe em forma de suco o que deixa sua alimentação até mais saudável, pois não passa por nenhum processo de cozimento diminuindo os nutrientes. Este suco pode ser dado não só no desjejum, mas a qualquer hora do dia. Além de ser um excelente desintoxicante, é altamente nutritivo. Karlinha e Luiza fizeram um post maravilhoso sobre todas as qualidades deste suco aqui!
O Blog "Segunda Versão" da Andrea Nunes, tem um ótimo passo-a-passo do suco. Vou colocar apenas as observações de alterações que faço.

Suco Vivo:

Você vai precisar de:

- 1 maçã ou suco de maçã orgânico, as vezes uso acerola (a fruta agrega sabor)


- 1 pepino (pode ser dispensado se usar o suco. O pepino é para gerar líquído)

- 2 folhas de couve ou mais (ou qualquer folha que tenha disponível: de cenoura, de nabo, rabanetes, couve-flor...)

- 1 punhado de grama de trigo (é riquíssima em clorofila e não tem glúten) que pode ser substituída por outra folha

- 1 cenoura (ou inhame, batata-doce ou outra raiz ou legume)

É importante que seja tudo orgânico! Este suco varia muito, pois como todos os ingredientes são orgânicos, depende do que achamos disponível para compra.





- 1 punhado de sementes germinadas* (deixe de molho na água por 8 horas, escorra e deixe numa peneira sobre uma vasilha para aparar o líquido por mais oito horas, lavando de vez em quando para manter a umidade e haver a germinação). Repare nos narizinhos que saem da semente. Aqui minhas amigas ensinam bem como germinar os grãos.
Mas eu uso a peneira mesmo, apoiada em uma vasilha para aparar o líquido e coberta com outra peneira para proteger de insetos. As sementes de girassol germinam bem fácil e rapidamente!



Então você leva a maçã ao liquidificador e usa a função "pulsar", depois acrescenta o pepino, que é sempre usado, a maçã para dar sabor e o pepino para dar o líquido necessário, "pulsa" novamente. Se usar suco de maçã orgânico, já haverá líquido o suficiente.


Acrescente as folhas:


... a cenoura, ou beterraba, ou outra raíz qualquer...




... acrescente as sementes, germinadas, sempre!




Então você bate bem todos os ingredientes, fica um líquido bem grosso, dependendo do tipo do seu liquidificador pode precisar de ajuda para bater. Pulsando primeiro a maçã e o pepino picados e ir acrescentanto os restantes dos ingredientes aos poucos não força o liquidificador, porque você não pode acrescentar água.


Tudo bem batidinho é hora de coar, para isso use um pedaço de voal ou fralda de pano de bebê.


Você precisa apertar e torcer bem o suco, para retirar o liquido.


No final deverá sobrar apenas o "bagaço".


Depois é só se deliciar!!

Importante:
Eu comprei uma centrífuga para fazer estes sucos. Não tenho paciência para todo este processo e a centrífuga economiza um pouco mais de tempo. Hoje é um equipamento barato, vale a pena. Mas atenção: as sementes germinadas não são aproveitadas na centrífuga, vão inteiras para o dispensor, então não use-as. Duas cenouras e um inhame são suficientes para gerar o líquido do suco.

As sementes de girassol eu aproveito para fazer um leite que ensinarei depois aqui no blog :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário