quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Treino de provas distintas - DTT



O Treino de Provas Distinas (DTT) é o método mais conhecido do ABA (Applied Behavior Analysis - Análise Aplicada do Comportamento), que é uma das terapias mais estabelecidas para tratar o autismo. Terapeutas usam DTT para ensinar comportamentos a crianças autistas por quebrar as tarefas em pequenos pedaços e usar um sistema de reforço de repetição positivo e indução de acerto.
O DTT é uma metodologia especificamente usada para maximizar o aprendizado. DTT assegura que o aprendizado seja um processo ativo. Nós não podemos confiar que crianças autistas simplesmente irão absorver as informações através da exposição passiva.
É um processo de ensino utilizado para desenvolver diversas habilidades, incluindo cognitivas, de comunicação, brincadeiras, habilidades sociais e de auto-ajuda. Além disso, é uma estratégia que pode ser usada para todas as idades e populações.
A técnica envolve a quebra de um ensinamento em partes menores, trabalhando cada etapa até a maestrização; apresenta um ambiente de ensino concentrado, fornecendo indução de acerto e retirando essa indução conforme a criança progride para a independência na resposta, e é utilizado o reforço positivo.

A sessão de ensino envolve muitas tentativas (treinos), e cada treino tem um começo e fim distintos e bem marcados. Cada etapa da habilidade ensinada deve estar masterizada antes que mais informação seja apresentada.

No DTT, uma unidade muito pequena de informação é apresentada e a resposta do aluno é imediatamente estimulada. Isto contrasta com métodos mais tradicionais de ensino que apresentam grandes quantidades de informação sem resposta-alvo bem definido por parte do aluno.

Algumas habilidades ou quebras de comportamento tem que ser ensinadas através de repetição massiva, neste caso a estratégia DTT é uma boa opção. 


Fonte: umavozparaoautismo.blogspot.com/.../treino-de-provas-distintas

Nenhum comentário:

Postar um comentário