quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Depoimentos de mães sobre o desfralde

Existem várias dicas para o desfralde, mas antes de mais nada receio que ainda possa ser muito cedo. Desta forma, esta tentativa precoce poderia gerar frustração tanto para ele quanto para a família. Em um manual (bem atualizado)  de ABA "A work in progress" tem um capitulo só sobre isso. Eles sugerem não tentar antes dos 2 anos e meio. Relatam tb que se a criança tem 3 anos, mas funciona como uma de 18 meses, provavelmente deve-se esperar mais. Entretanto se ela tem quase 5, e funciona como uma de 18 meses, deve-se iniciar o desfralde. Há quem diga também que quanto antes se iniciar , melhor, pois poderá ser um processo muiiiito longo. Meu filho tem 3 anos e 10 meses e tentei  no verão (sou do sul e é bem mais difícil fazer no inverno)...foi bem frustrante, pq ele tinha fimose e o pediatra dizia que deveriamos esperar para ver se "abria'com pomada, porem ele ja estava com muita dor ao urinar e associava o vaso a todo aquele stress. Eu tinha duvidas tb se ele estava pronto, mas na epoca uma terapeuta que o acompanhava disse que aquele era o momento...agora ja operado, vamos esperar esquentar e tenho certeza de que com muita paciência chegamos lá! O fato do teu filho não falar, não é um empecilho, pois existem outras formas dele comunicar (como ele se comunica? E quando ele se comunica?). Porém, o fato dele não se incomodar com as fraldas sujas pode ser um sinal de que não está pronto. Converse com a escola, terapeutas e pediatra. Avalie bem a situação antes, pois ele largará as fraldas em algum momento. Boa sorte! Um abraço, Claudia Zirbes.
           Com meu filho a TO deu uma dica: Levá-lo ao banheiro de 15 em 15 minutos e aumentar o tempo gradativamente. Deu certo. Ele aprendeu a esperar para ir ao banheiro de tempo em tempo. A noite demora um pouco mais. A própria criança mesmo acaba aprendendo no seu tempo. Algumas pessoas levam no banheiro a noite, porém não adotamos esta prática. Ele também não percebia a fralda "suja", e só começou a se sentir incomodado depois que iniciamos a dieta.  
consegui fazer o desfralde dele quando ele tiha quatro anos, não foi fácil mas também não é impossivel
bom a dica que posso dar pra vc é que me lembro que fiz assim:
toda vez que ele tinha vontade de fazer xixi ou coco eu ficava próxima e atenta mesmo que ele não falava nada mas mãe conhece o filho então vc conhece o seu. fike observando-o toda vez que vc perceber que ele quer fazer xixi ou coco leve ele ao banheiro que ele vai acostumando as vezes vc vai perceber que ele não vai fazer nada mas tenha determinação e dedicação eu sei que vc consegue !
hj o meu filho está com 7 anos e vai ao banheiro normal eu só preciso limpá-lo mas diante de tudo já melhorou muito quanto a isso !!
abraçoss
Meu filho está com 5 anos e está quase sem fralda, ele fica o dia
inteiro de cueca, porque xixi ele faz sozinho, nem me pede, tudo certinho, eu
iniciei o desfralde dele tarde, aos 3 e meio, antes ele tinha medo até do
penico, e fiz do modo usual, levava ele no banheiro de 30 em 30m , depois em 1 h
e ele foi pegando o jeito, só que até hoje ele não sabe o que fazer na rua,
então ele me "pede", ele não fala ainda, então fica segurando o pintinho, aí eu
sei e levo ele para um lugar apropriado...

Enquanto ao cocô, tb estou cortando um dobrado, porque isso ele ainda não faz,
comecei a observar e quando ele começava a fazer força corria pro banheiro, mas
daí ele parava, já fiquei cerca de 2h com ele no banheiro esperando ele fazer e
nada, ele sempre fazia nas calças, ou não fazia, e eu comecei a me preocupar,
porque ele passava dias sem ir ao banheiro por conta disso.

Aceito sugestões também, porque o problema do meu filho não é que ele tenha medo
de vaso sanitário, porque ele senta direitinho, o problema e fazer mesmo, e eu
não entendo o porque... limpar a cueca suja não é o problema, o problema é ele
começar com distúrbios intestinais por segurar por tantos dias...
Cada caso realmente é um. Vou contar a experiência que tivemos, e você avalia se pode ajudar o seu filho.Havia um tempo que a escola antiga do meu filho tinha iniciado a retirada de fralda, mas as coisas não estavam caminhando. Ele ficava sem fralda, de cueca, mas sempre que precisávamos sair, colocávamos a fralda. Além disso, antes de dormir já colocávamos a fralda também.
A psicóloga do meu filho da época foi muito clara nas instruções e funcionou bem rápido.
Ela disse que o fato de eu ficar colocando e tirando a fralda atrapalhava a discriminabilidade dele da situação, do que era esperado. É como se ele ficasse confuso. Assim, ela disse que deveríamos deixar ele sem fralda o tempo todo. E que quando fossemos coloca-lo para dormir, que colocássemos a fralda apenas depois dele pegasse no sono. E quando acordasse, rapidamente tirasse a fralda. E como existe alta probabilidade deles fazerem xixi quando acordam, que eu o levasse ao penico nesse momento. Além disso, tínhamos que levá-lo com intervalos bem curtos ao penico, só depois deveríamos aumentar esse intervalo. E mesmo sendo menino, que deveríamos senta-lo no penico, ao invés de fazer de pé. 

Se ele fizesse xixi na roupa, deveríamos pontuar para ele: vc fez xixi, apontar, sem críticas. Mas fazendo a relação da palavra com o ato dele. Se ele fizesse no penico, deveríamos descrever também, com muita alegria. Hoje em dia, às vezes, ele ainda faz na roupa, mas é exceção. O coco é que não está resolvido. Ele fica muito nervoso, parece ter nojo do coco. Então colocamos fralda e ele faz. Na fralda ele não parece ter nojo. 

Eu comecei o desfraude do meu filho quando ele tinha 2 anos e meio, o xixi foi facil porque como ele nao
fazia xixi durante a noite assim que ele acordava eu  colocava ele no piquinho e ele fazia o xixi e comecei a deixa-lo de 
cueca sempre lembrava ele de ir ao banheio mais ate hoje e assim tenho que lebrar de levar ele ao banheiro ele tem 4 anos ja perdi algumas cuecas porque ele nao
me avisa quando quer ir ao banheiro mais fica de cueca direto.
Bom uma dica que posso te dar e quando voce levar  ele ao banheiro e ele fize xixi ou coco fala mamae esta feliz e desenhe uma carinha sorridente para ele e quando ele fizer na fralda faca uma carinha triste e fale com ele porque vc esta triste ou de a ele uma figurinha quando ele fizer no banheiro e nao na fralda.
Tenho na porta do meu banheiro dois dizeres um que diz assim  Se o (nomeda crianca) fizer xixi ou coco no vaso a mamae fica feliz (tem uma foto de feliz)
e outro assim Se o (nome da crianca) nao fizer xixi ou coco no vaso a mamae fica triste (tem uma foto triste).
Espero que te ajudei de alguma forma.
Boa sorte
Olha o xixi foi bem fácil ensiná-lo. Toda hora eu ia com ele no banheiro e ficava falando xixi. A fralda eu tirei radicalmente. Agora o coco eu cortei um dobrado. Só agora com 9 anos é que ele tá fazendo no vaso. Cansei de lavar cueca suja. Acredito que tinha também um fator psicológico. Ele só não sabe se limpar sozinho direito.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário