domingo, 31 de julho de 2011

MIGUEL GARCIA COTO, PSIQUIATRA "O autismo é uma outra linguagem que você deve aprender a decifrar"

O especialista argentino diz que é possível uma comunicação de boa qualidade com autistas e destaca as ferramentas tecnológicas que ajudam a desenvolver as pessoas.Por Jorge Záratejzarate@lanacion.com.py
"Eu não considero o autismo em meninos e isolamento, eu considerá-lo como uma outra língua, outra língua que não corresponde ao comum. A imagem do menino retraído, é qualquer caso, pelo menos, talvez seja uma imagem que tem mais a ver com depressão do que com autismo "
"Você tenta ver as outras línguas que uma pessoa com autismo, gestos corporais, a forma como pensamos, pois os autistas são na sua maioria não-verbal pensar, mas como a maioria dos que pensam mais com fotos."
Ensino, pesquisa e tratamento de designer técnicas garante que a qualidade de vida das crianças é muito maior do que eram há 15 anos. Hospedado pela Esperança para o grupo Autism (EPA), que ganhou o prêmio doado pela Sanofi Aventis cientista, deu uma oficina de capacitação para os profissionais locais e conversou com o The Nation este mundo tão especial que representam as pessoas com transtornos do espectro do autismo ( TEA)
- Quais são os ganhos que tinham em seu campo de estudo?-Ele já percorreu um longo caminho na medida em que mais e mais descobertas e estudos de como o cérebro funciona e de acordo com esses estudos, nos dá a oportunidade de os médicos a entender melhor o que acontece, a pessoa com autismo e técnicas de ensino cada vez mais mais apertado do que acontece com todo mundo. Isso não determinou que o autismo curá-los porque eu ainda não, mas se isso muda em crianças está aumentando ea qualidade de vida aumentou substancialmente em relação ao qual ele era um garoto de 15 ou 20 anos atrás.
- Você tem mais ferramentas para abordagem?- Eles têm muitas mais ferramentas e técnicas e conhecimentos sobre o cérebro que permitem ser muito prático na sua utilização.
Ser como ele- Como você se aproxima de percepção da linguagem de autismo, como se decifra e se comunica com ele?-Primeiro, tentando ser como ele a gostar dele. Tentando ver e entender como entender as coisas, como fazer, onde ele tem a idéia de desenvolver um comportamento, os objetivos que, tentando encontrar a individualidade e entender como o cérebro funciona. De lá você tentar ver as outras línguas que uma pessoa com autismo, os gestos do corpo, a maneira de pensar porque a maioria das crianças autistas não têm um pensamento verbal como a maioria pensa, mas as imagens mais. Em qualquer caso, as palavras, as imagens se sentir mais como sons acústicos, respeitando como soam.- O desenvolvimento do impacto de qualquer audiovisual sobre o tratamento?-Sim, acho audiovisual, jogos de computador, e todas estas coisas estão trabalhando ótima maneira de ajudar as crianças a fazer um estímulo muito mais intenso cognitivos, ajudam a melhorar o atendimento, melhorar a velocidade de resposta A resolução de problemas. É excelente, o computador é um recurso para a estimulação cognitiva ideal e as IPad que elimina uma interface e pode usar a tela sensível ao toque, muito menos,
- A soma virtual?-Se esses modelos onde você tem que executar na frente da tela (consoles Wii) também são excelentes. Há muitos recursos que fazem um cara pode fazer treinamento em uma área mais segura, sem pressão externa.
OUTRA LÍNGUAEle tem a idéia de que o autismo é isolamento ...-Eu não considero o autismo em meninos e isolamento, eu considerá-lo como uma outra língua, outra língua que não corresponde ao comum. A imagem do menino retraído, é qualquer caso, pelo menos, talvez seja uma imagem que tem mais a ver com depressão do que com autismo.
- Como você escolheu sua carreira? Porque parece difícil ..."Eu gosto, eu acho fascinante. Um dos meus irmãos tinha síndrome de Down, se você quiser pode ser essa fonte, eu sempre tive contato com crianças que têm Down, mas talvez seja que, na realidade muitas vezes não sei por que ele escolhe as coisas que ele faz.
Informação Pessoal
Miguel Garcia psiquiatra infantil Coto é médico, professor, pesquisador especialista em avaliação e tratamento de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (ASD) e desenhista técnico para a atenção.
Dentro da ASD são pessoas que são diagnosticados com autismo, Síndrome de Asperger, PDD-NOS, Síndrome de Rett e transtorno desintegrativo da infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário