sábado, 18 de junho de 2011

Provas e expiações

Provas e Expiações

 

Todos nós buscamos a solução mágica dos nossos problemas, sem darmos conta que são eles que nos fazem progredir.

Deus é infinitamente bondoso e misericordioso, sem essa certeza entenderíamos os problemas e sofrimentos de toda ordem como punição do Pai, enquanto que na verdade a Doutrina dos Espíritos nos ensina que as provações são os instrumentos que Deus se utiliza para o nosso burilamento espiritual.

Não poucas vezes encontramos duas vertentes de conduta diante das provas e das expiações. Alguns consideram que as expiações são castigos, mesmo sem se deter que alguns que receberam esse suposto castigo, não possuem uma vida leviana com deslizes morais nessa reencarnação, pelo contrario, são honestos e trabalhadores.

Infelizmente irmãos desavisados são levados pela emoção e pela sua pouca instrução, à acreditar que sofrem esses “castigos” por não fazerem partes de uma determinada religião ou seita. São vítimas dos chamados aproveitadores de ocasião.

Importante é identificar a diferença entre prova e a expiação, as provas são os desafios da vida que nos fazem crescer espiritualmente, que nos dão à oportunidade da evolução espiritual pelo aprendizado vivenciado.

Bem se vê o retrato do mundo atual e do que o era há 300 anos atrás.
Sem as provas, não buscaríamos o conhecimento e o aprimoramento, simplesmente estagnaríamos sem um objetivo de vida.

Como os cientistas buscariam a vacina para uma gripe se ela não ferisse a vida ? Como existiriam os transportes sem a necessidade da locomoção ?

Assim é o caminhar da vida, as provas nos impulsionam para o progresso. Dessa forma não seria diferente nos sentimentos, qual seria a validade do perdão se não existisse a ofensa ? Muito fácil seria somente amar aquele que nos ama, não haveria vitória nisso.

As provas são portanto, o desafio do aprimoramento dos nossos sentimentos, a depuração espiritual seguindo o caminho da reforma íntima.
Devemos então ter fé, confiar nos desígnios do Pai, entender as Suas Leis e nos submeter a elas com resignação ativa. Dessa maneira compreenderemos todas as dores tendo a certeza que pela misericórdia Divina fomos poupados dos sofrimentos maiores.

Vale agora lembrar que as provas são mitigadas conforme a necessidade de aprendizado, não passaremos por situações que nada aprenderemos. O objetivo das nossas reencarnações é a depuração espiritual, se já aprendemos a paciência e a tolerância não seria útil, salvo os sofrimentos missionários, a nossa retenção no leito de dor por tempo demasiado.

Muito mais útil será o nosso trabalho em favor do próximo exercitando a caridade com o coração cheio de fraternidade.

Basta entendermos as lições Divinas para vivermos em pura alegria. A alegria de viver na luz, no caminho das bem-aventuranças.

Diferentemente das provas às expiações são os resgates do nosso pretérito de erros, da nossa má conduta, dos prejuízos que acarretamos aos outros e a nós mesmos.
Mesmo o resgate das dividas é minimizado pela bondade Divina, oferecendo-nos as reparações que podemos suportar.  De maneira alguma a nossa cruz é mais pesada que as nossas próprias forças.

Infelizmente muito maior é a nossa reclamação e o nosso comodismo, que não nos permite enxergar o tanto que recebemos dos benfeitores amigos.

Quando aprendermos a banir os sentimentos inferiores que vivem em nós, substituindo-os pelas virtudes ensinadas pelo Mestre Nazareno, com certeza viveremos muito mais nas altas esferas de luz mesmo mergulhados no ambiente carnal, como assim fez o grande missionário do século XX nosso querido irmão Francisco Cândido Xavier.


« Última modificação: 01 de Março de 2011, 00:29 by Dothy »

Offline belina

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1863
  • Participação: 245
  • belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!belina is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +784
    • Cidade: Portimão
    • País: Portugal
    Re: Provas e expiações
    « Responder #8 em: 01 de Março de 2011, 00:29 »
    +1Gostou?
    Olá queridos amigos

    É com enrme prazer que vou colaborar neste estudo mensal. desde já dou os parabens ao amigo Lima, Dothy e katia.

    Espero que os videos selecionados, que postarei valorizem mais um pouquinho o estudo.

    A nossa amiga Elizabeth Lacerda com sua linda voz trás-nos com a m´sica "Luz Espirita" uma linda mensagem. Espero que gostem.

    Paz e Luz
    belina

    Música Espírita : Luz Espírita - Elizabete Lacerda -

    Offline 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário