quinta-feira, 9 de junho de 2011

Indo ao médico

Consulta ao mÉdico:

aprenda a fazer dessa uma experiÊncia agradÁvel e divertida para pessoas com TEA.
Por: Adriane Michely

Ir ao médico pode ser uma experiência muito estressante para pessoas com transtornos do espectro do autismo (TEA) e seus cuidadores.
Este documento confere motivos pelos quais esta experiência pode ser complicada para uma pessoa com TEA e propõe estratégias que podem ser utilizadas para auxiliar na melhoria da situação.

PossÍveis fatores

O Medo do Inesperado

Embora uma visita ao médico forneça a estrutura necessária aos autistas, por conta da existência de uma rotina definida, ainda pode ser motivo de ansiedade. Essa reação se deve ao fato de que em grande parte dos casos já se sabe os procedimentos que o médico irá fazer. O tempo não estruturado na sala de espera e os outros pacientes podem tornar a situação difícil para uma pessoa com TEA. A sala de consulta e os equipamentos desconhecidos podem parecer muito assustadores. O indivíduo com TEA pode fazer associações a situações de medo, dor e espera, já que o mesmo não se concentra em uma única situação.

Dificuldades Sensoriais

Qualquer tipo de objeto que crie uma desproporção sensorial ou corporal pode aflorar a sua sensibilidade. Por exemplo: uma iluminação fluorescente pode ser muito dolorosa e assustadora, em alguns casos chega a provocar convulsões; alguns são hipo-sensíveis e, por isso, são incapazes de relacionar as sensações corporais com dor, o que dificulta exames médicos, por exemplo, a pessoa pode ter quebrado um osso e não perceber; outros são hiper-sensíveis ao toque, nesse caso, o mais leve toque pode parecer desconfortável ou até mesmo doloroso, estes, podem ocasionar problemas em exames médicos porque irão se desviar do toque; em algumas clínicas, usam-se campainhas para indicar quando é a vez de um paciente ser atendido pelo médico, pode-se ter também música tocando nas salas de espera e esses fatos são alarmantes nos casos de audição hiper-sensível, certos ruídos podem ser ampliados e se tornam insuportáveis para o paciente, além disso, pode ocasionar uma dificuldade no reconhecimento dos sons.

Espaço Pessoal e Consciência Corporal
Uma sala de espera lotada e a proximidade com o médico podem gerar muito incomodo para um portador de TEA. Por terem dificuldade com a percepção do corpo, também podem ocorrer problemas para explicar onde se localiza a dor.

Comunicação
As dificuldades de comunicação se tornam um problema para os pacientes com TEA na hora de indicar o local da dor. Entender o que o médico explicar e os procedimentos que serão feitos são coisas muito complicadas para esses pacientes.
Estratégias
Preparação

Para preparar o indivíduo para uma consulta com um médico, um bom meio de ajudar é marcando a data da visita em um calendário bem visível, usar diagramas para explicar a necessidade da visita ao médico também pode ser muito útil.
Familiarizar uma pessoa com TEA com o ambiente médico também é uma ótima ajuda para facilitar o dia da consulta real. Tirar fotos, por exemplo, do local, das pessoas. Usar conjunto médico de brinquedo em casa também pode ajudar o indivíduo a se acostumar com os equipamentos médicos e seus usos.
Marcar a primeira ou a última consulta do dia para poupar a pessoa da longa espera é uma opção muito interessante para evitar o estresse que essa situação pode causar.  Também é uma opção válida verificar se na hora da consulta a clínica costuma ser muito barulhenta, se for, procurar um local mais tranqüilo na sala de espera também é uma boa alternativa.

InformaÇÕes ao paciente


Existem muitos livros de história infantis sobre ir ao médico. Nos livros infantis, as imagens são usadas para explicar a experiência de visitar o médico e os sentimentos envolvidos.

A fundação de Nemours fornece informações de saúde para os pais, adolescentes e crianças, incluindo ir ao médico. Embora seja um site americano ainda dispõe de informações relevantes que podem ser úteis:

http://www.kidshealth.org/kid/feel_better/people/going_to_dr.html

http://www.kidshealth.org/parent/system/doctor/dr_visits.html

Suporte Visual
Fornecer o suporte visual como cartões com seqüências, listas ou fotos, pode ser muito útil para explicar o processo dos exames médicos e as coisas que estão envolvidas durante uma consulta.
Orientar a usar a escala de dor do corpo ou gráficos para auxiliar a pessoa com autismo a comunicar sua dor. A escala pode ser desenvolvida com diferentes imagens, expressões faciais e cores, indicando a intensidade da dor ao lado de cada número.
Fotos  da partes do corpo
 
Indicadores de Tempo
Indicadores de tempo também podem ser proveitosos durante a espera para uma consulta e durante o exame. Cronômetros e ampulhetas podem ser usados como distrações durante os procedimentos, como por exemplo, no momento de uma injeção. O tempo cronometrado é importante pois mostra um tempo definitivo para a pessoa com autismo, ela relaciona o término do tempo com o final do exame.

Recompensa
Este é outro fator que pode auxiliar uma pessoa com autismo no consultório médico, pois um sistema de recompensa fornece-lhe um olhar para o futuro próximo, permitindo assim, ver o fim da experiência. O uso do suporte visual para reforçar isso também ajuda.
Técnicas de Relaxamento
O relaxamento pode auxiliar a pessoa com TEA em problemas sensóriais, medo ou tédio na sala de espera. Também podem ser envolvidos rádio com fone de ouvido, tampões, óculos, livros ou brinquedos preferidos.
Demonstrar através de brinquedos os procedimentos que serão realizados durante a consulta também é muito útil para tranqüilizar uma pessoa com TEA.
Usar certos objetos mastigáveis, ou que sirvam para serem chupados e apertados também pode ajudar muito durante experiência de dor ou desconforto. Ajudam a liberar o estresse. Por exemplo: Bolas de estresse.
Algumas técnicas de relaxamento como respirar profundamente, contar, cantar músicas preferidas, conversar sobre algo de seu interesse e olhar livros e brinquedos tem um importante papel durante o exame físico ou algum tratamento.
Equipamentos para relaxamento
Leitura recomendada
Martin Ward Platt , “Os Incríveis primeiros anos”, Editora: Publifolha
No "Livro dos Segundos Socorros", os Doutores da Alegrias ensinam brincadeiras divertidas para crianças que estão hospitalizadas que podem ser feitas com os médicos, as enfermeiras e os pais.

Barney E Voce - No Medico (em Portugues) (2005) LARSEN, MARGIE / FULL, DENNIS

Minha Primeira Consulta No Medico (em Portugues) (2010), PRIMEIRA VEZ
GIRASSOL EDIÇOES , INFANTO-JUVENIS - LITERATURA INFANTIL
Camila Vai ao Médico, Delvaux, Nancy; Pétigny, Aline de / Larousse Brasil
O que um Médico Faz?, Colibrink / Colibrink
Quando Crescer Quero Ser... Médico, Sobral, Fatima / IMPALA
Ursinho Léco Vai ao Médico e ao Dentista - Col. Amiguinhos Ursos, Silveira, Susan Helena de Souza / TODOLIVRO


Nenhum comentário:

Postar um comentário