segunda-feira, 13 de junho de 2011

Entrevista com Rita Valéria Brasil, da AMA Bahia


                O Autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano que se manifesta durante toda a vida. Se caracteriza por um quadro comportamental peculiar, envolvendo  as áreas de interação social, da linguagem/comunicação e do comportamento, em graus diferentes de severidade . É encontrado em todo o mundo e em famílias de todas as raças, etnias e classes . Acomete mais a meninos do que a meninas e os seus sinais aparecem geralmente no primeiro ano de vida e antes dos três anos de idade . Estima-se que 70 mil pessoas sejam autistas na Bahia, número que chega a 60 milhões em todo o mundo.


Rita Brasil, Presidente da
AMA-Bahia 

Como se desenvolve uma criança com autismo ?

Resposta :     Como foi dito anteriormente, os primeiros sintomas de Autismo aparecem geralmente nos primeiros anos de vida, mas quando a criança começar a atingir uma idade mais avançada , aos 3 anos por exemplo estes sintomas ficam mais evidenciados . Quando as crianças com autismo crescem, desenvolvem sua habilidade social em extensão variada. Alguns permanecem indiferentes, não entendem o que se passa na vida social, se comportam como se as outras pessoas não existissem, não reagem a alguém que fale com elas ou as chame pelo nome. Freqüentemente, suas faces mostram muito pouco de suas emoções, exceto se estiverem muito bravas ou agitadas. Pessoas com esse distúrbio possuem dificuldades qualitativas na comunicação, interação social, e no uso da imaginaçãoe, conseqüentemente, apresentam problemas comportamentais. Muitas vezes, o simples fato de desejarem algo e não conseguirem comunicar, pode ocasionar atitudes de auto-agressão ou  mesmo, de agressão aos outros. Embora  atualmente o Autismo seja bem mais conhecido, ele ainda surpreende pela diversidade de características que pode apresentar e pelo fato de, na maioria das vezes, a criança autista ter uma aparência bastante normal.

Quais as causas do Autismo ?

Resposta :  A causa do autismo não é conhecida. Estudos de gêmeos idênticos indicam que a desordem pode ser, em parte, genética, porque tende a acontecer em ambos os gêmeos se acontecer em um. Embora a maioria dos casos não tenha nenhuma causa óbvia, alguns podem estar relacionados a uma infecção viral (por exemplo, rubéola congênita ou doença de inclusão citomegálica), fenilcetonúria (uma deficiência herdada de enzima), ou a síndrome do X frágil (uma dosagem cromossômica).

Quais os sintomas mais comuns, que podem ajudar os pais a identificarem alguma dificuldade que leve a um diagnóstico de autismo ?

Resposta : Os indivíduos com Autismo usualmente exibem pelo menos metade das características abaixo  listadas, todavia estes sintomas tem  âmbito do brando ao severo em intensidade de sintoma para  sintoma.

*       Dificuldade De Relacionamento / Riso Inapropriado
*       Pouco Ou Nenhum Contacto Visual  / Aparente Insensibilidade À Dor
*       Preferência Pela Solidão; Modos Arredios / Rotação De Objetos
*       Inapropriada Fixação Em Objetos - ( apalpá-los insistentemente, mordê-los ...)
*       Perceptível Hiperatividade Ou Extrema Inatividade
*       Ausência De Resposta Aos Métodos Normais De Ensino
*       Insistência Em Repetição , Resistência À Mudança De Rotina
*       Não Tem Real Mêdo Do Perigo (consciência de situações que envolvam perigo)
*       Ecolalia - ( repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal)
*       Recusa Colo Ou Afagos  /  Parece não ouvir
*       Dificuldade Em Expressar Necessidades - usa gesticular e apontar no lugar de palavras
*       Acessos De Raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente
*       Irregular habilidade motora - pode não querer chutar uma bola mas pode arrumar blocos.

Como funciona o trabalho na AMA ( Associação dos Amigos dos Autistas da Bahia ) ?

Resposta :   A AMA é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público , filantrópica de caráter assistencial  e sem fins lucrativos, inspirada em diversas entidades existentes no Brasil . Começamos a 6 anos atrás com apenas 4 alunos e hoje possuímos 92, além dos mais de 300 na lista de espera .  Nós pensamos no aluno como um ser bio-psicossocial , capaz de um processo de aprendizagem  e assim sendo nós oferecemos estratégias  interventivas através da metodologia cognitivista  que facilitam a inclusão da pessoa com Autismo. Muitos chegam à Ama sem nem se sentarem para as atividades ( muitos querem ficar no chão ou gritando ). Mas quando começamos a avançar nas intervenções pedagógicas, podemos contemplá-los sendo alfabetizados , escrevendo seus nomes ,  aprendendo os mesmos conteúdos ministrados na escola regular, só que com outras estratégias além de tornarem-se cada vez mais autônomos e independentes . Possuímos alunos de vários munícipios, inclusive Camaçari. Passamos por dificuldades  financeiras pois ainda não existem políticas públicas na  Bahia  que defendam as crianças com autismo, mas mesmo assim  a AMA está sempre disposta a seguir em frente , contando com a ajuda da sociedade baiana e dos pais de alunos . 

O que é a Campanha SOS Autismo  ?

Resposta :  Esta campanha foi lançada no final do ano passado,  em virtude do agravamento da situação na qual  a AMA se encontrava . Corríamos o risco de nem abrirmos nossas portas  para o ano letivo de 2010 . Com a ajuda da sociedade, comerciantes , pais , e profissionais este quadro vem se revertendo e estamos conseguindo manter este trabalho que tem dado muito certo.


Ajude a AMA -  Rua Macedo de Aguiar , 98, Pituaçú, Salvador –Bahia
Tel : ( 71 ) 3363-4463 :
Banco do Brasil
Ag.: 3385-5
CC : 14819-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário